Sobre

A Cabanagem, revolta social que eclodiu em Belém em 7 de janeiro de 1835, completará 180 anos em 2015. Depois de publicar uma série de textos meus sobre esse episódio histórico no Jornal Pessoal, decidi estender a divulgação ao mundo virtual, acrescido de outros textos. A publicação poderá continuar além de janeiro do próximo ano. Dependendo da acolhida do leitor, poderá se tornar permanente. Espero transformá-la num fórum sobre um dos mais importantes acontecimentos da história brasileira, omitido ou maltratado pela historiografia oficial.

Minha relação produtiva com a Cabanagem começou em 1966, quando escrevi meu primeiro texto sobre o tema, publicado na abertura deste blog. Depois, iniciei a pesquisa nos códices manuscritos do Arquivo Público do Pará, com a participação decisiva de Lenil Cunha (Pinto), minha mulher na época, e, quando fui para São Paulo, da minha irmã Eliaci.

A partir daí várias pessoas me estimularam a continuar como uma Penélope masculina no mito da Odisseia, desfazendo à noite a tela que tecia de dia enquanto afastava os pretendentes. No meu caso, o trabalho final, que desse vazão a milhares de documentos copiados.

Credito meu agradecimento a (por ordem de entrada no meu trabalho) Ernesto Cruz, Sérgio Buarque de Gusmão, Ruy Barata, Vicente Salles, meus irmãos Elias/Pedro/Paulo, Rose Silveira e meus filhos Juliana, Lívio, Angelim e Mariana, além de Edineide. O motivador final foi o amigo Luiz Sérgio Henriques, que me estimulou a chegar a este blog ao reproduzir os artigos que publiquei no Jornal Pessoal.

A todos – e aos demais – muito obrigado.

Lúcio Flávio Pinto

Jornalista, sociólogo, editor do Jornal Pessoal em Belém do Pará.

lfpjor@uol.com.nr

jornal@amazonet.com.br

Anúncios

10 comentários sobre “Sobre

  1. Edineide Coelho 28 de setembro de 2014 / 19:51

    Lúcio,
    Parabéns pela louvável iniciativa, que é uma ótima oportunidade para mostrar ao mundo o que foi a Cabanagem. Momento importantíssimo de nossa história, retratado aqui por um olhar crítico, apurado, analítico e fidedigno à verdade dos fatos.
    Obrigada por mais essa valiosa fonte de informação.
    Estamos felizes por você estar retomando seu antigo projeto, que certamente vai se realizar do jeito que você o concebeu.
    Admiramos profundamente sua capacidade de trabalho e sua dedicação às questões amazônicas. É incrível como você se supera a cada dia. Nossa região tem muito do que se orgulhar pelo exemplo que você tem dado a todos nós, e que vai ficar como um imensurável legado para as futuras gerações.
    Que Deus lhe dê saúde e força pra você continuar firme na sua trajetória de luta por essa região que é a sua razão de viver.
    Edineide e Mariana.

    Curtir

  2. valdemiro 28 de setembro de 2014 / 19:59

    Parabéns por mais esta iniciativa. Conhcer a história é preciso.
    Paz e saúde. Valdemiro

    Curtir

  3. David Pantoja 30 de setembro de 2014 / 11:03

    Parabéns jornalista Lúcio, por mais este trabalho de mostrar para o mundo a maior revolta na qual negros e índios se rebelaram contra a elite política da época e tomaram o poder no Estado do Pará. Saúde e forte abraço!

    Curtir

  4. Leandro Lyra 8 de outubro de 2014 / 14:50

    Parabéns Lúcio! Fantástica sua iniciativa. A qualidade dos textos é impressionante, o que torna a leitura instigante e prazerosa. Agradeço a oportunidade que você nos propiciou de aprender sobre este marcante episódio da história do nosso estado.

    Um forte abraço,
    Leandro

    Curtir

  5. Jonas Vieira 17 de novembro de 2014 / 19:03

    Parabéns Lúcio Flávio! Sou professor da disciplina Estudos Amazônicos e uso bastante seus textos em minhas aulas.

    Curtir

  6. Miguel Antonio Brandt Cruz 24 de março de 2016 / 17:26

    Caro mestre
    A iniciativa que criar um fórum para o debate sobre a história da cabanagem é muito importante não só para nós amazônidas mas para todos os brasileiros, uma vez que pouquíssima gente conhece textos sobre a única revolução de cunho popular havida em nosso país. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s